sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MH2O na Administração dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCAS) em Fortaleza-CE

MH2O passa a integrar a administração dos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCAS) da prefeitura de Fortaleza.

O Empreendedor Social e Consultor em Economia Criativa e Advocacy Johnson Sales, assumiu cadeira no Conselho Administrativo dos CUCAS em Fortaleza-CE.




O Conselho Administrativo responde pela gestão dos CUCAS e passa a contar com a representação do MH2O que indicou para a função o consultor Johnson Sales, que integra a Rede Mundial Ashoka Empreendedores Sociais, é Conselheiro Representante da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) fomentada pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD) e Coordenador Institucional do MH2O.

A presença do representante do MH2O na gestão dos CUCAS sinaliza o interesse da Prefeitura de Fortaleza em comunicar a influencia da Sociedade Civil em relação á este empreendimento.

Eis que a promessa começa a ter cheiro de tinta fresca. Apresentados como prioridade ainda durante a primeira campanha da então candidata Luizianne Lins, os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, mais conhecidos como Cucas, têm a inauguração da sua primeira unidade confirmada para o próximo dia 21 de agosto. Parte de uma política municipal com foco na juventude, eles são apontados como instrumentos de integração e formação para o público entre 15 e 29 anos.

Ao todo, serão construídas seis unidades, uma em cada regional. A coordenação do projeto Cuca ficou sob a responsabilidade da socióloga Carla da Escóssia. O primeiro deles, em fase de finalização, foi construído onde funcionava o antigo Clube de Regatas da Barra do Ceará, próximo às avenidas Castelo Branco e Radialista José Lima Verde. Trata-se de um enorme complexo com custo de aproximadamente 10 milhões de reais. Ele conta com sala da dança, estúdios de rádio, fotografia e TV, campo para futebol de areia, teatro para 300 lugares, sala de cine clube para 75 pessoas, duas ilhas de informática, biblioteca, um laboratório de tecnologias avançadas e muitas salas para atividades diversas, como aulas de artes plásticas, educação ambiental e reciclagem. Na praça externa, piscina semiolímpica, anfiteatro, pista de esportes radicais e quadra coberta. A construção, iniciada em junho de 2008, é toda adaptada para dar acesso a deficientes físicos, inclusive com um elevador exclusivo. Uma das preocupações do projeto foi não tirar nada do que fazia parte da vegetação do local. Então, estão lá os coqueiros, as palmeiras e um pé de jambo.

Antes de qualquer coisa, o prédio do Cuca da Barra do Ceará é de encher os olhos. A área total de 14 mil m², pintada em tons de amarelo e branco, com muitos tijolos aparentes é de encantar qualquer um que passe pela ponte do Rio Ceará em direção a Fortaleza. A área construída é de 5.707m². “Do prédio original foram aproveitadas a estrutura principal e a piscina”, afirma o engenheiro Cláudio Cavalcanti, da Fujita Engenharia, responsável pela obra. Ele também é o vencedor da licitação para a construção dos Cucas da Regional V (onde funcionava o antigo Brisa do Lago) e da Regional VI (no Jangurussu), ambos ainda sem prazo para início dos trabalhos.

Segundo Cavalcanti, o prédio está em fase de vistoria e será entregue até o fim desta semana. O projeto, escolhido por edital, foi elaborado pela Suzuki Arquitetura, de Londrina (PR). Ele ainda adianta, também para esta semana, que “está prevista a chegada dos equipamentos complementares e móveis e uma reunião com o cerimonial para acertar detalhes sobre a inauguração, que vai contar com a presença do presidente Lula e da (ministra-chefe da Casa Civil) Dilma Rousseff”. Estas visitas, no entanto, ainda não constam na agenda oficial publicada no site da presidência.

Mesmo com uma boa parte a ser concluída, como a sala do cine clube, o ginásio e o teatro, já é possível ter uma boa ideia do que vai ser. Uma certeza é o impacto que a construção causa a quem passa por ali diariamente. Até porque, agora, ele compõe a paisagem de uma tradicional área da cidade e importante marco da nossa história. Após tanta espera, é grande a expectativa em ver os Cucas em pleno funcionamento. Mas também fica a dúvida: quando virão os próximos? A conferir.

O primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA), situado à Av. Castelo Branco s/n, na Barra do Ceará, foi inaugurado em 10 de setembro de 2009. O CUCA Che Guevara foi criado com o objetivo de proporcionar a vivência plena da condição juvenil, através da disposição de novos espaços e alternativas de desenvolvimento sócio-cultural e econômico. O local abriga atividades diversas do Poder Público e da sociedade civil voltadas para a Juventude da Regional I.
O Cuca Che Guevara possui áreas verdes, espaços de circulação e exposições onde o jovem podem encontrar amigos, participar de atividades de animação, apresentar seus trabalhos e conhecer um novo universo de informações nas áreas de teatro, cinema, fotografia, dança, música. A área total é de 14 mil m², contando com ginásio coberto, anfiteatro, pista de esportes radicais, piscina semi-olímpica, campo de futebol de areia, bem como cine-teatro, salas de aula e laboratórios equipados para cursos de fotografia.
Atualmente, estão sendo realizados cursos de formação em diversas áreas, tais como, esporte (futsal masculino e feminino, basquete masculino e feminino, futebol americano, capoeira, vôlei, capoeira, pedagogia do batuque), música, teatro, informática, idiomas, literatura, dança e comunicação popular. Além disso, a programação do CUCA conta com apresentações artísticas e culturais. O equipamento já recebeu grandes eventos, como a Mostra de Cinema e Direitos Humanos da América Latina, a 7ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará, a Mostra de Cinema da Consciência Negra, dentre outros.
Assim como, na SER I, será criado um CUCA em cada Regional da cidade. Estes espaços foram pensados com a intenção de oferecer ao jovem um ambiente propício à sua formação e criatividade. Os Cucas atendem às principais demandas dos jovens: cultura, qualificação profissional, esporte, pesquisa, leitura, cinema, produção e formação audiovisual entre outras.
Os CUCAs seguem a orientação de estimular o respeito à diversidade socioeconômica, política, ideológica, cultural e sexual dos jovens, reconhecendo o pluralismo, as diferentes identidades e suas formas de expressão, construindo um novo patamar de empoderamento e autonomia da juventude de Fortaleza.
A programação do CUCA está estruturada dentro de grandes áreas: Audiovisual e Mídias Digitais; Esporte; Lazer e Entretenimento; Artes Cênicas; Música; Ciência e Tecnologias Sociais; Dança e Literatura e formação de público leitor.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Fortaleza:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria e participe ativamente do dia a dia da maior Organização de Hip Hop do Brasil