segunda-feira, 8 de outubro de 2007

MH2O do Brasil entra pra Rede Internacional de Esporte pela Mudança Social


PNUD e Nike Fortalecem a Rede
A iniciativa faz parte de um projeto internacional que já foi implantado na Namíbia e no Quênia. Ela interliga organizações voltadas principalmente ao esporte, mas alguns parceiros desenvolvem ações relacionadas à inclusão de jovens e à promoção de igualdade de gênero. “Isso permite oxigenar as discussões e desenvolver ações conjuntas para a mudança social”, avalia a oficial do PNUD responsável pela iniciativa, Claudia Valenzuela. A Iniciativa conta com a adesão de atletas e ex-atletas profissionais, como a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain.
Entre as instituições parceiras estão a Fundação Gol de Letra, os institutos Ayrton Senna, Esporte e Educação (presidido pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser), Dunga, Gustavo Kuerten, Sou da Paz e Passe da Mágica (da ex-jogadora de basquete Magic Paula). A maior parte delas fica em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas há parceiros sediados no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Também participam da iniciativa outros atletas e ex-atletas, como o judoca Flávio Canto, o ex-corredor Joaquim Cruz, a ex-jogadora de basquete Branca, a tri-atleta Fernanda Keller e a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, além de Janeth.
"É uma ação de fortalecimento das instituições e do esporte. A iniciativa amplia o conceito de esporte como educação e e vai oferecer mais oportunidades para os jovens", diz Ana Moser.
Para facilitar a comunicação entre as instituições interessadas em desenvolver trabalhos conjuntos, a página da rede na internet usa o conceito V2V (Voluntário para Voluntário). É uma espécie de mistura entre um site de relacionamentos, como o Orkut, e um blog. Os interessados podem criar um perfil no portal e enviar mensagens e comentários um para outro.

A rede foi lançada durante um seminário no Rio de Janeiro, entre 22 e 24 de agosto. Durante o evento foram definidas duas ações prioritárias: estruturar o sistema de funcionamento da rede e criar um comitê gestor. Entre os parceiros, 14 instituições se comprometeram a participar da estruturação da rede. O PNUD e a Nike ficaram responsáveis por estreitar a rede e mobilizar mais parceiros. Os resultados devem ser apresentados em um segundo encontro, que vai acontecer em novembro.
E o Gigante do Hip Hop Nacional passa a Integrar mais uma Rede Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria e participe ativamente do dia a dia da maior Organização de Hip Hop do Brasil